Trabalho de Sociologia.

Sobre Individualismo.

domingo, 28 de novembro de 2010

Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado.

Individualismo Outro conceito é: “O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a denselvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia,desde que tivesse vontade,talento e capacidade de ação individual.” O individualismo, em princípio, opõe-se a toda forma de autoridade ou controle sobre os indivíduos e coloca-se em oposição ao coletivismo, no que concerne à propriedade. O individualista pode permanecer dentro da sociedade e de organizações que tenham o indivíduo como valor básico - embora as organizações e as sociedades, contraditoriamente, carreguem outros valores, não necessariamente individualistas, o que cria um estado de permanente tensão entre o indivíduo e essas instâncias de vida social.

Segundo Sartre, mesmo dentro do maior constrangimento - político, econômico, educacional ou outro -, existe um espaço, maior ou menor, para o exercício da liberdade individual, o que faz com que as pessoas possam se distinguir uma das outras, através das suas escolhas.

O exercício da liberdade individual implica escolhas, que, nas sociedades contemporâneas, frequentemente estão associadas a um determinado projeto. Indivíduos desenvolvem seus projetos dentro de um campo de possibilidades e dado um certo repertório sociocultural - que inclui ideologias, visões de mundo e experiências de classe, grupos, ethos, dimensões nas quais o indivíduo se insere.

Nas sociedades contemporâneas, uma vez que o indivíduo se constitui na relação com o outro e em função de várias experiências e papéis sociais, participando de vários mundos, a sua personalidade não é um monolito: o indivíduo não é um mas muitos, em função de suas circunstâncias. Uma primeira dificuldade do individualismo seria, portanto, a de definir o indivíduo, destacando-o da esfera do coletivo - que, de certa forma, o constitui e lhe dá sentido.

Individualismo

Como atitude geral, o individualismo valoriza a liberdade pessoal, a autoconfiança, a privacidade e o respeito pelos outros indivíduos e opõe-se à tradição, à autoridade e a todas as formas de controle sobre o indivíduo, especialmente quando exercidas pelo estado.Teoria filosófica segundo a qual cada pessoa deve usufruir a máxima liberdade e responsabilidade para determinar seus objetivos, escolher os meios de alcançá-los e agir de acordo com tais pressupostos, o individualismo sustenta a autodeterminação, a auto-suficiência e a liberdade irrestrita do indivíduo.Como filosofia, o individualismo compreende um sistema de valores, uma teoria sobre a natureza humana e a aceitação de certas configurações(…).O individualismo opõe-se a todas as doutrinas políticas que dão prioridade às questões sociais: a sociedade não passa de um conjunto de indivíduos e cada um deles é uma entidade autônoma praticamente auto-suficiente.

Arquivado em: Social I

3 Comentários »

  1. Comentário por Julia Santos — segunda-feira, 29 de novembro de 2010 (00:11:35)

    Ola!
    Gostaria de saber de seu ponto de vista ,o que tem provocado o aumento do individualismo no mundo todo?

  2. Comentário por moreira_caroline — segunda-feira, 29 de novembro de 2010 (00:16:22)

    Reposta:
    Ola Julia!
    A falta de interação social entre as pessoas, o uso sem limites de tecnologia (ficar horas no computador, até porque hoje em dia uma casa tem cerca de 5 computadores, com isso a pessoa comprar pela internet, lê pela internet, e faz tudo sozinho, não frenquentando feiras e supermercados, não indo à bibliotecas…) A falta de exercicio físico também conta (li isso numa revista). Falta das áreas verdes para comum acesso. E uma das maiores causas, o capitalismo. A falta de crença das pessoas em sua religião. Entre outros fatores…

  3. Comentário por phellipa — sexta-feira, 15 de março de 2013 (16:04:41)

    Bcubsdbdhwgoduf diui b dcbbunsdjsdidibsdiuiysdvd boisndiuvbsihdbviusbduysbdiunskbjhsdisdbxbdoinsvbidsbisbdisd bsidnhsdovns insdvj oisvksdl.v.:-)dsv:-)dsvsdkos dvldssksporeoentr m eo f (tendo uma convusão )

Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post. URL de TrackBack

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://trabalhodesociologiaindividualismo.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.